Liderando A Si Mesmo

Olá! Eu sou o Felipe Baqui e estou aqui para compartilhar com você algumas das minhas experiências enquanto empreendedor.

Um dos meus maiores desafios quando comecei a estudar os assuntos que me deram o impulso necessário ao meu crescimento pessoal, foi aceitar um dos princípios em que se norteia o conceito de liderança, liderar a si mesmo.

Esse conceito diz respeito a assumir a responsabilidade sobre seus resultados negativos independente deles aparentarem ter sido causados por fatores externos.

Analisando minhas atitudes sob nova perspectiva, pude identificar muitos comportamentos meus que não eram úteis, que me sabotavam, mas que eu insistia em promover.

Reclamações, justificativas, sensação de injustiça, revolta, enfim, várias situações onde esse conceito de liderar a si mesmo, depois que eu consegui aceitá-lo, mudou drasticamente a forma com que eu me enxergava e por consequencia a forma como os outros me viam.

O efeito direto de se aceitar que nós fazemos a nossa realidade é sair da posição de vítima para a posição de senhor do seu destino.

Passei a entender que, embora não pudesse enxergar claramente no calor da situação, cada resultado que eu obtinha dependia diretamente da minha atitude diante da vida, não mais do quanto eu me esforçava para acertar.

Comecei a me responsabilizar inclusive pelo fato de não ser compreendido, pois como era eu quem estava comunicando, precisava ter certeza de que estava sendo compreendido.

A compreensão desse simples conceito fez toda a diferença no meu desempenho e até hoje é essencial para que eu siga na busca de novas conquistas, independentemente de resultados negativos.

Por isso trago aqui esse poderoso conceito que me fez dar a largada no meu processo de evolução.

Liderar a si mesmo é assumir a responsabilidade sobre tudo a que temos acesso, sobre tudo que diga respeito a nós.

É também honrar com os compromissos assumidos, não só com os outros, mas principalmente conosco.

Também diz respeito a assumir a responsabilidade sobre nossos resultados, independentemente do quanto elas pareçam ter sido afetados por fatores externos.

Quando dizemos que devemos nos responsabilizar por tudo que nos diga respeito a que tomamos conhecimento, significa dizer que, mesmo que uma tarefa não seja nossa responsabilidade, devemos sim nos comprometer com o resultado dessa tarefa.

Não significa dizer que devemos fazer o trabalho dos outros o tempo inteiro, mas sim que devemos alertar ou ajudar os que nos cercam. Dessa forma os resultados começam a surgir naturalmente.

Cumprir horários, cumprir promessas, prometer apenas o que se pode cumprir, todos nós entendemos claramente o que significa, mas esses comportamentos só passam a fazer diferença nas nossas vidas quando os colocamos em pratica.

Esse comportamento faz muita diferença na maneira que vivemos e somos vistos, fazendo com que as pessoas se comprometam conosco da mesma forma, de maneira responsável.

Bem, esse foi meu primeiro passo para a compreensão dos meus resultados.

Espero que te ajude tanto quanto ajudou a mim.

Coloque seu comentário e faça suas sugestões de temas para o próximo post.

Um Abraço,

Felipe Baqui

Artigos Relacionados: Problemas Recorrentes? Descubra Porque?

Felipe Baqui

Felipe Baqui é analista de sistemas, advanced coach, especialista em desenvolvimento pessoal, tecnologia e marketing digital. Enfrentou aos 22 anos, a falência traumática de sua empresa. 10 anos depois começou um processo de autoconhecimento que possibilitou que hoje ele trabalhasse ajudando pessoas em processos de superação de grandes problemas.

Website: https://felipebaqui.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *