7 Princípios De Gestão De Pessoas – Liderando Equipes

Olá! Eu sou o Felipe Baqui e estou aqui para compartilhar com você o que eu aprendi sobre trabalho em equipe. Vou te contar como eu galguei os degraus da gerência à diretoria, usando os princípios da liderança na gestão de pessoas.

Eu exercia a função de gerente técnico da empresa de tecnologia, onde hoje sou diretor, quando me deparei com a necessidade de entender sobre liderança pela primeira vez. Existia uma névoa que cercava cada membro da equipe e dificultava a comunicação. Na ocasião eu não entendia porque era tão difícil estabelecer uma comunicação precisa, independentemente do quanto nos esforçássemos.

Quando tive a ideia de sair do meu mundo digital e buscar informações sobre o tema liderança, eu imaginava que a liderança fosse algo relacionado a saber mandar.

Fiquei muito surpreso com os princípios que descobri e passei a adotá-los meio sem acreditar que, no meu universo da tecnologia, esses princípios funcionariam.

Mais surpreso ainda fiquei ao perceber que a névoa ia se dissipando cada vez que punha em prática algum dos princípios que aprendi em livros como o que eu vou te recomendar a leitura.

O básico sobre liderança

A primeira coisa que você precisa saber sobre liderança é que a liderança não tem nada a ver com a sua posição na hierarquia em que você se encontra. Na verdade existem 2 tipos de liderança: posicional e a liderança prática.

A liderança posicional, diz respeito apenas à classificação hierárquica de uma pessoa em uma organização. Ela não significa nada, se o líder posicional, não entender os demais conceitos sobre liderança. Um título não inspira ninguém a te seguir, apenas as suas ações farão isso.

Já a liderança prática é estabelecida quando um indivíduo, independentemente de sua posição hierárquica em uma organização, consegue influenciar as pessoas ao seu redor. Algumas dessas pessoas, conseguem influenciar as pessoas que estão ao lado dela, na hierarquia, abaixo dela e até mesmo acima dela.

Primeiro princípio da liderança

Lidere a si mesmo primeiro. Ninguém seguirá você, se você mesmo não consegue honrar seus compromissos.

Para que você inspire as pessoas, você precisa dar o exemplo e para isso primeiro você precisa se liderar. Cuide de dar bons exemplos. Não cobre dos outros o que você não é capaz de fazer.

O primeiro passo para se tornar um bom líder é cuidar das suas próprias obrigações e da sua própria imagem diante das pessoas que você almeja liderar.

Cuide deles e eles cuidarão de você

Como esperar que as pessoas te apoiem, se você não os apoiar primeiro? Como esperar que as pessoas te ajudem, se você não as ajuda? Como esperar que elas cumpram com suas palavras contigo, se você não cumpre as suas?

Estar presente para o que é importante para as pessoas ao seu redor, e fazer o possível para ajudá-las, é muito importante para estabelecer laços de confiança, entre você e as pessoas a quem você deseja liderar. As prioridades da vida das pessoas que te cercam não são ajudar você a conquistar o que você deseja. Ajude-as a conquistar o que elas querem e você terá importantes aliados nas suas próprias conquistas.

Não mande, inspire

Pessoas não gostam de seguir ordens. Elas seguem lideranças, principalmente se há um sentido maior naquilo que é proposto. Não espere que as pessoas te sigam simplesmente porque gostam de você, ou porque você as ajuda em tudo que você pode.

Tenha uma causa maior, em que você acredita. E inspire as pessoas a comprarem a sua causa. Assim elas irão para a guerra ao seu lado.

Continue…

Eu busquei reunir aqui alguns poucos pontos que aprendi durante a minha caminhada para me tornar um bom líder. Não não daria para reunir todas as estratégias e técnicas que são conhecidas para isso, pois para isso existem livros bastante completos.

Um dos livros que eu considero ser uma leitura obrigatória sobre o tema liderança é “O Líder 360º”, de John C. Maxwell.

Maxwell já influenciou mais de 1 milhão de líderes e você precisa conhecer à fundo a sua obra, se deseja se aprofundar realmente neste assunto e se tornar um grande líder.

>> Clique aqui e adquira o livro de Maxwell <<

De qualquer forma, a minha recomendação é que você continue pesquisando sobre esse assunto, lendo artigos, livros, e se inspirando nos grandes líderes, pois o mundo precisa de maiores e melhores lideranças.

Gostou desse conteúdo? CURTA e COMPARTILHE esse artigo e a nossa FAN PAGE no FACEBOOK. ESCREVA também o seu comentário. Ele é muito importante para eu saber se estou entregando um conteúdo de valor para você.

Um Abraço,

Felipe

Felipe Baqui

Felipe Baqui é analista de sistemas, advanced coach, especialista em desenvolvimento pessoal, tecnologia e marketing digital. Enfrentou aos 22 anos, a falência traumática de sua empresa. 10 anos depois começou um processo de autoconhecimento que possibilitou que hoje ele trabalhasse ajudando pessoas em processos de superação de grandes problemas.

Website: https://felipebaqui.com.br

6 Comentários

  1. Rogério franco da silveira

    Muinto bom, parabens.

    • Felipe Baqui

      Obrigado Rogério. O conteúdo foi criado no intuito de gerar valor para os leitores e os comentários me indicam se estou conseguindo meu objetivo.
      Um Abraço,

  2. Gilson Vasconcelos

    Excelente conteúdo, principalmente para quem está querendo iniciar neste mundo de Gestão.
    Dá uma ótima visão geral dos antigos e novos conceitos de Gestão.
    Espero novas publicações, onde cada modelo seja mais aprofundado.
    Parabéns

    • Felipe Baqui

      Obrigado pelo seu apoio!

      Felipe

  3. Saulo Ribeiro de Oliveira

    Gostei muito, principalmente para pessoas iniciantes, querendo adotar uma forma de trabalho e poder impor uma forma única e consistente em seu dia a dia com seus liderados Parabéns Felipe pela sua iniciativa de poder compartilhar esse conhecimento com as demais pessoas espero um dia assistir sua PALESTRA!!!!!!!! Felicidades e Sucesso

  4. Felipe Baqui

    Obrigado Saulo! Fico muito empolgado quando consigo gerar conteúdo de valor que divulgue as ideias que eu recebi de alguns mestres que tive ao longo da vida. Como eu digo, são os comentários dos leitores que patrocinam esse trabalho.
    Um Abraço,

    Felipe Baqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *